Existem dois grupos de membros da Federação Unida dos Planetas. O primeiro são os membros fundadores (Terra, Vulcano, Andor, Tellar e Alfa Centauri) e os demais são os membros ordinários. Os membros fundadores têm algumas regalias dentro do Conselho da Federação, como possuírem cadeiras permanentes em alguns conselhos, como o Conselho de Segurança e o Conselho de Comércio.
Existem também os planetas sob a tutela da Federação que não são membros da Federação, mas estão protegidos por ela e dentro de seu território por algum motivo. Normalmente, são mundos sem vida inteligente ou, quando ela existe, não é evoluída o suficiente para se tornarem membros ou não o podem por algum motivo.
A expansão da Federação resultou também na formação de colônias, planetas desabitados que receberam pessoas de diferentes mundos da Federação e podem ser dependentes ou independentes.
Membros Fundadores da Federação
Terra: Planeta classe M, em órbita o Sol (Sol III) onde hoje se encontra a capital administrativa da Federação Unida dos Planetas. Grande centro cultural e industrial, é o lar dos humanos, outrora uma raça belicosa que chegou a três guerras em escala planetária (as duas últimas com o uso de armas nucleares) que, após descobrirem que não estão sós no universo, adotaram uma filosofia de união entre os povos;
Vulcano: Planeta duplo (um classe M e outro classe H), orbitam a estrela 40 Eridani (40 Eridanei II). Tem atmosfera rarefeita e temperatura elevada para esse tipo de planeta. É o lar dos vulcanos, que há 2000 mil anos quase foi extinta por uma guerra nuclear entre as duas principais etnias. Com a derrota, uma das etnias abandonou o planeta, vindo a fundar o Império Romulano. As outras adotaram a lógica pura como filosofia de vida. É considerado o coração intelectual da Federação, onde esta possui a Academia Vulcana, destinada a formar cientistas na mais pura lógica;
Andor: Planeta classe M, árido na superfície mas com grandes reservas de água no subsolo que nutrem os famosos gêiseres que são o centro das grandes cidades. Andor orbita Epsilon Indi (Epsilon Indi VII). Os andorianos são uma raça com características mamíferas e insetóides, de pele azul e antenas sob a cabeça, de pêlos brancos. Como são belicosos, formam um dos braços armados da Federação, os Fuzileiros Estelares, que tem em Andor, a sua Academia;
Tellar: Quinto planeta de um sistema duplo (61 Cygni-A V), Tellar é um classe M normal, com água em abundância e temperatura agradável. Os telarites são humanóides de características suínas, grandes faladores e contestadores. São muito hábeis em engenharia, tendo em seu planeta, grandes institutos de engenharia da Federação, como a Escola de Engenharia Estelar.
Alfa Centauri: O mais próximo membro da Terra e o que possui uma raça mais próxima da humana, Alfa Centauri é o sétimo planeta da principal estrela desse sistema triplo. Com o seu grau de parentesco com os humanos, os centauris exportaram grande quantidade de mão de obra nos anos da Guerra Romulana e após o surgimento da Federação.